segunda-feira, 26 de abril de 2010

Os ventos da mudança


2 comentários:

  1. História do Brasil em quadrinhos, numa visão autoral, ficcional, divertida. genial, enfim. ouvi dizer q a posição da princesa Isabel tá sendo revisada e q ela era, de fato, uma humanista.
    qto a ser monarquista, eu até poderia pensar no caso... se fosse considerada uma união com o sangue indígena de algum grande líder nativo (mas os grandes líderes indígenas foram mortos...).
    já pensou q legal se a princesa tivesse se casado com um chefe tupinambá, tupiniquim ou mesmo guarani... a história poderia ser tão diferente e quiçá teríamos ainda hj um Império da miscigeNAÇÃO!

    ResponderExcluir
  2. Artmann, no caso do Brasil foi justamente no segundo reinado do Império que a imagem da nação foi associada à do Indígena, até mais do que a do Afro Brasileiro.
    Se confunde a imagem do Imperador com a do português - do Brasil Colônia dizimador de indios - e se esquece que Pedro II nasceu no Brasil, era brasileiro, defendia nossa cultura da forma que era possível no sec XIX. Temos Óperas com temas indígenas por causa dele.
    O Monarca portanto visa um resgate de uma opinião pró II reinado. Não é a síntese da verdade - esta nem sei se existe e confesso que não posso afirmar se a conheço - mas procura através da ficção botar as pessoas para pensar, refletir.
    Foi um belo comentário o seu.
    Obrigado.

    ResponderExcluir

Monarquista ou não, deixe aqui a sua opinião!
.