quarta-feira, 31 de março de 2010

Enquanto isso na estrada de ferro...

ão perca amanhã,
a Tirinha Especial
de Primeiro de Abril!




Episódio #09

oje conheceremos o Sr. Platelminto, da Agência Platelminto & Boa Conversa Associados, que nesta tira aparece formulando modernos – ou nem tão modernos assim – conceitos de marketing, como veremos a seguir.

Para quem está chegando agora e nunca leu o Monarca, um breve resumo:
O Monarca é um Imperador prestes a ser deposto, só que nesta webcomic ele é o mocinho da história.
Os vilões são os republicanos, que tramam a sua derrubada que ainda não aconteceu, porque estes não tiveram a chance nem a organização necessária para tal.


E aqui nesta terra o tempo se arrasta, como diria um célebre cronista, como se fosse puxado por uma parelha de lesmas.

Com vocês, mais um episódio de Meu Monarca Favorito:

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.
















A Matéria que inspirou este episódio

Os conceitos do Sr. Platelminto remontam a antiguidade. Veja nesta matéria, ampliando a imagem abaixo. Trata-se de artigo da coluna Gente Boa de Ancelmo Gois – O Globo.

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.



terça-feira, 30 de março de 2010

Flagrantes do Monarca

qui temos um flagrante do monarca ouvindo seu gerente de marketing, que será o objeto do próximo episódio de MEU MONARCA FAVORITO - Não percam, é amanhã.

domingo, 28 de março de 2010

Episódio #08

ão é de hoje que alguns setores não se bicam no Império. Dois deles são o Exército do Império e o Gabinete do Primeiro Ministro. Não é uma relação fácil, já que o Primeiro Ministro é indicado pelo Imperador e os militares não reconhecem nesta figura do sistema monárquico uma autoridade de fato. Por isso o movimento republicano se alastra por entre suas fileiras, pois neste sistema o mandatário é escolhido pela maioria e não indicado por um imperador.

Mas fazer o quê? Enquanto as coisas não mudam, todos eles estão no mesmo barco. E os problemas precisam se resolver para o bem de todos e felicidade geral da nação.

Com vocês, mais um episódio de Meu Monarca Favorito:

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.



sexta-feira, 26 de março de 2010

O retorno do Monarca

uma tarde dessas em que os bondes custam a passar, o Imperador retorna ao seu lar. Nosso cronista de então, Aristides Boa Nova precisava noticiar o fato.
Mas havia uma agitação na capital por conta dos republicanos mais exaltados.


E a notícia foi publicada assim em sua coluna:

quarta-feira, 24 de março de 2010

Episódio #07


nquanto sua Majestade O Imperador viaja de volta à sua pátria morto de saudades, os ânimos se exaltam e os argumentos daqueles que desejam a sua queda vão ganhando corpo nas mais diversas formas.

Parte desse problema se revela exatamente quando Sua Majestade viaja, pois na sua ausência quem assume o trono e a regência do reino é sua filha, a Princesa. A Princesa tem todos os atributos da mulher ideal da Era Vitoriana: é boa mãe e esposa, é recatada, é religiosa e é também muito popular por conta de suas obras de caridade. E é justamente essa docilidade da Princesa que representa um dos argumentos republicanos para a derrubada do pai, o Imperador. Resta saber se esse argumento é uma verdade ou apenas um sofisma para ajudar esses conspiradores ávidos pelo poder.

Com vocês mais um episódio de Meu Morca Favorito!

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.






domingo, 21 de março de 2010

Episódio #06

Conforme noticiado em primeira mão, aqui pela “Coluna do Aristides Boa Nova”, Sua Majestade está viajando pela Europa e fazendo umas comprinhas - não é o que todo mundo faz quando viaja? - pois gosta muito das inovações tecnológicas do fin du siècle.
Mas nem todos compreendem o Imperador. A vontade de seus antagonistas é tamanha para retirá-lo do trono, que qualquer coisa será motivo para a derrubada da monarquia. Muitas vezes a lógica cede vez à paixão, a reflexão vai pro espaço e é aí que a porca torce o rabo, pois nem sempre temos como voltar atrás nas decisões tomadas.

Vamos a mais um episódio de Meu Monarca Favorito!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Com vocês, Aristides Boa Nova (e seu editor)

.
aquele tempo, a notícia tinha um sinônimo e uma garantia de credibilidade que se chamava “Aristides Boa Nova”. Aristides era abolicionista convicto e monarquista também. Negro e jornalista, ele escrevia para o vespertino Notícias e era muito respeitado, já que escrevia com responsabilidade.

E a coluna do Aristides assim noticiou o fato:

quarta-feira, 17 de março de 2010

Episódio #05

O Império, como já se sabe, está com os dias contados. Ninguém disse, ninguém viu e ninguém sabe, mas todo mundo pressente que o fim está próximo. Como estamos no séc. XIX, as coisas parecem demorar mais, e o tempo se arrasta como se fosse puxado por uma parelha de lesmas.Mas nosso herói, o Monarca, tem fé e disposição de tentar pelo menos consertar as coisas dentro das suas reais limitações. E talvez, quem sabe, poder reparar suas falhas e ser realmente nobre como todo monarca deveria ser.

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.

terça-feira, 16 de março de 2010

O Outro Lado da Moeda

lguns leitores desta webcomic solicitaram que o verso da nota de M$20,00 (Vinte Mangos Imperiais) fosse também publicada para que se pudesse imprimir os dois lados da nota.
Pois bem! Surprêsa!: Aí está a nota em frente e verso!
Conto também com o espírito esportivo dos leitores na hora de ajustar as suas impressoras.
Para a nota ficar legível, a coloquei com 150 pixels, e por isso ao imprimi-la ela vai sair bem grande, mas a sua largura original é de 14,7 cm.
Presenteiem seus amigos e ajudem a divulgar a webcomic Meu Monarca Favorito.
Ficaremos muito gratos!


domingo, 14 de março de 2010

Episódio #04

stamos na semana em que se comemora a independência do Império.
É uma data festiva, com direito a fogos e desfiles militares. Nosso monarca preferido não poderia deixar de dar o ar de sua grandeza nessa semana tão especial. A tira de hoje se passa em pleno feriado, momento de vivas manifestações patrióticas.

Vamos a ela, então:

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior


Aproveitando o clima de festa apresento três novos personagens por ordem de nobreza, lógico.



A IMPERATRIZ - Trata-se de amável senhora, companheira do Imperador em todos os momentos. Concordando ou não, sempre está ao seu lado. Uma dama de verdade.

A PRINCESA - Filha do Imperador – e regente quando ele se ausenta com a Imperatriz –, a Princesa é o colírio do regime, o bálsamo do povo, a candura e a simpatia em pessoa.

O CONDE PERRIER - Nobre europeu de fina linhagem, o Conde é o esposo da princesa. Muitos republicanos o admiram, mas muitos temem que ele possa assumir o trono na falta do Imperador.

E A PINTURA NA PAREDE?



Bem, esta linda pintura que enfeita o saguão imperial não é uma pintura da época.
Muito pelo contrário, é uma obra recente de Nelson Pereira, um pintor amigo meu, que me autorizou a utilizá-la na decoração da tira. Você pode conhecer mais pinturas do Nelson clicando aqui!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Uma nota de Vinte Mangos!

Clique na imagem para ver em tamanho maior. Imprima esta cédula, dê de presente a quem você gosta e ajude a divulgar a webcomic Meu Monarca Favorito entre seus amigos!

Episódio #03

uma aprazível tarde vitoriana de sábado, o Imperador recebe para uma partida de xadrez seu amigo, de longa data, o Marechal Sardinha.
O Marechal - justiça seja feita - é um homem de bem.
Todavia, vive sob pressão pois seus subordinados desejam derrubar o monarca de qualquer maneira.

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.



segunda-feira, 8 de março de 2010

O Marechal Sardinha

O militar de maior prestígio do Império era, sem dúvida nenhuma, o Marechal Sardinha. Qualquer movimento para se tentar mudar o sistema político da época teria de forçosamente passar pela sua aprovação.
Monarquista que era, e boa pessoa também, o Marechal se recusava a dar o golpe no Monarca.
"Quero carregar a alça do caixão dele" e "render-lhe as últimas homenagens" eram alguns de seus desejos.
Na quarta feira, conheceremos o Marechal. Não percam!





Clique na imagem para ver em tamanho maior

domingo, 7 de março de 2010

Episódio #02

stamos chegando ao final do século XIX, em plena Era Vitoriana.
Nosso herói é um monarca, possuidor de vasto território que tem à sua volta correntes novas que desejam mudanças na substância do Império.
Enquanto ele tira uma soneca, vamos conhecer hoje um pouco dos outros personagens dessa epopéia.

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.






quarta-feira, 3 de março de 2010

Meu Monarca Favorito - Episódio #01

eu Monarca Favorito é uma webcomic sobre um imperador prestes a ser deposto, sua filha e seu povo.
As tiras sempre se passarão no final do século XIX no momento em que, por permitir que se tomassem decisões mais que acertadas, o Imperador colocou em risco seu trono e também o seu império. O Imperador nessa webcomic é o herói. Sua Majestade , um tanto distraída e desleixada para o cargo que ocupa, é um poço de bons sentimentos e por isso um grande entrave aos conspiradores que pretendem derrubá-lo e lhe usurpar o poder.

Com vocês o Episódio #01 de Meu Monarca Favorito

Clique na imagem para vê-la em tamanho maior.